XAMPU COM OU SEM SAL: UMA TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Shampoo with or without salt: A thematic in high school Chemistry classes
Resumo
Este trabalho explora a temática xampu nas aulas de Química seguindo uma sequência didática implementada numa escola pública com a participação de 48 estudantes do Ensino Médio. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, exibição de vídeo e uma atividade experimental. Os resultados evidenciaram que a temática xampu contribuiu para uma melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de sal na formulação do xampu e a influência do pH do xampu sobre os cabelos. Ainda, o tema favoreceu a motivação, o interesse e a discussão acerca de denominações comerciais apelativas envolvidas nas propagandas do xampu sem sal.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.