AS CAVERNAS DE BOTUVERÁ: UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

The caves of Botuverá: a non-formal place ownership of scientific knowledge

  • Wanderley Pivatto Brum
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Cavernas de Botuverá, Espaço não formal, Conhecimento científico

Resumo

Apresentamos o relato de uma experiência no ensino de Ciências, vivenciada com estudantes de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina, referente a exploração das Cavernas de Botuverá e sua importância como espaço não formal de educação científica. A coleta de dados se deu por meio de observação sistemática, entrevista semiestruturada e construção de mapas conceituais. Os resultados apontaram que as cavernas de Botuverá, além de proporcionar momentos de lazer e diversão, se apresenta como um espaço de grande potencial educativo e científico para os estudantes, bem como para os professores na tarefa de organizarem processos educativos e estratégias de ensinar ciências

Publicado
2020-09-25