TEORIA ATÔMICA NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DE AVALIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POR DESENHOS
Atomic theory in first-year high school students‟ perception through the evaluation of drawing representation
Resumo
O presente trabalho aborda uma pesquisa feita com alunos do primeiro ano do ensino médio de três instituições de ensino. Esta pesquisa foi feita com o intuito de analisar como os alunos estão concebendo as teorias atômicas e a idéia de modelo atômico. Será que de fato eles estão compreendendo o que venha a ser um átomo O desfecho está centrado na análise das respostas de todos os questionários, onde, além das perguntas a serem respondidas, foi pedido também que os alunos fizessem um desenho que representasse como eles visualizam o átomo. De posse desses dados, o trabalho foi então concluído atentando para os principais erros cometidos pelos alunos e, em consequência, notou-se uma predominância de determinada característica nas respostas de acordo com cada instituição
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.