INDICADOR NATURAL COMO MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Instructional Material to the Teaching of Chemistry Using a Natural Indicator
Resumo
Este artigo descreve um trabalho experimental para o ensino de Química, que pode ser aplicado tanto no ensino médio quanto superior, possibilitando um enfoque adequado de acordo com o nível de formação. O material instrucional, baseado em pressupostos construtivistas, fundamenta-se na introdução de tópicos sobre Química Geral como o conceito de pH e pK de indicadores (enfoque conceitual), utilizando um extrato bruto do suco de beterraba como um indicador ácido-base, sendo este um material alternativo, de origem natural, de baixo custo e fácil manuseio (enfoque procedimental). Ao ser caracterizado, mostrou reversibilidade em meio ácido/básico e coloração distinta que permite identificar o meio ácido e alcalino, sendo o pK determinado em aproximadamente 9. As opiniões relatadas pelos alunos foram consideradas, ressaltando o valor do trabalho metodológico desenvolvido e funcionando como um processo complementar no entendimento e fixação de conceitos, conforme mostram os resultados das avaliações aplicadas
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.