AÇÚCARES REDUTORES NO ENSINO SUPERIOR: ATIVIDADES BASEADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Reducing sugars in higher education: Problem-based activities
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem à aprendizagem baseada em resolução de problemas (ABRP), um modelo de ensino que permite aos estudantes partir do conhecido para o desconhecido, com o objetivo de compreenderem os princípios científicos que se encontram subjacentes ao problema, o que os torna muito mais ativos em seu processo de aprendizagem. Aqui relataremos as atividades realizadas no segundo semestre de 2010, com um total de 20 alunos matriculados. Foram necessárias 2 aulas de quatro horas cada. As atividades experimentais eram relativas aos questionamentos: i) Qual a finalidade do reagente de Benedict? e ii) Qual a finalidade da GOD? Ao final dos experimentos, os alunos inferiram que o reativo de Benedict detecta açúcares redutores, enquanto que a GOD (glicose oxidase) serve para determinar glicose e grupamentos aldeídicos e cetônicos em alguns açúcares (dependendo da geometria espacial da molécula e da concentração da solução). Com essa proposta, esperamos auxiliar os futuros professores (alunos de licenciatura) bem como os professores em exercício, contribuindo para proposição de atividades que instiguem a percepção e curiosidade dos estudantes
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.