INVERTEBRADOS BENTÔNICOS MARINHOS E O USO DIDÁTICO DO CORDEL: DIALOGANDO SABERES

Marine Benton Invertebrates and Cordel's Didactic use: Talking Knowledge

  • Mirlene Kelly Ferro da Silva Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Hilda Helena Sovierzoski Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Abordagem educativa, conhecimentos, cultura

Resumo

Nesta pesquisa são apresentadas informações referentes ao conhecimento dos estudantes em Zoologia e a aceitação do uso do cordel para essa finalidade. O presente artigo tem como objetivo analisar a compreensão de estudantes envolvidos na pesquisa sobre invertebrados bentônicos e o uso do cordel em sua abordagem educativa no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada no município de Estrela de Alagoas, interior do estado de Alagoas, Brasil. Essa pesquisa foi baseada no processo investigativo, com aplicação de questionário sem intervenções das pesquisadoras. A análise dos resultados revela que uma porcentagem significativa dos estudantes envolvidos na pesquisa possui conhecimento sobre os animais invertebrados bentônicos, reforçando a ideia de que muitos apresentam uma bagagem de informações, que são adquiridas em seu entorno territorial e cultural. Outra questão destacada foi a utilização dos versos em cordel como de fácil leitura e compreensão por parte dos estudantes. Sendo assim, é importante dialogar saberes utilizando os conhecimentos adquiridos em seus entornos na construção de novos conhecimentos.

Publicado
2019-04-03