ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM JOGO INTERATIVO ENTRE EQUIPES: UM ESTUDO DE CASO
Financial mathematics education with interactive game between teams: a case study
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma atividade realizada com duas turmas do curso de Gestão Financeira, realizada em dezembro de 2011. Esta se tornou importante em função da metodologia adotada, baseada no uso de um jogo de perguntas e respostas entre equipes, representado por um programa de computador especificamente produzido para este fim. Este programa, entendido aqui como um Objeto de Aprendizagem, gerenciou a formulação das perguntas de múltipla escolha, as orientações para as atividades, e a contagem de pontos do jogo. A tônica do trabalho está fortemente baseada no uso da metodologia de jogos entre equipes no ensino de matemática financeira, aproveitando sua natureza instigante como recurso fundamental de trabalho. Ao final, pode-se constatar a evolução dos alunos no decurso da atividade e a eficácia da experiência com o questionário aplicado aos participantes, onde fica clara a satisfação da aprendizagem usando estes recursos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.