SAINDO DA SALA DE AULA PARA OBSERVAR OS PLANETAS E CRIAR UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Leaving the classroom to observe the planets to create a new pedagogical practice
Resumo
Este trabalho estuda o tema da Observação do Céu levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e o aspecto da criatividade na racionalidade prática na formação de professores. Estudou-se um curso de Astronomia para professores por meio entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados os relatos de ações extraclasse dos participantes, sua prática pedagógica com seus alunos e sua relação com o desenvolvimento da programação do curso que participaram. Discute-se a importância da observação de conjunções de planetas, noticiadas pela imprensa na época e trabalhadas no curso. Os resultados mostram que tais eventos permitiram a alguns participantes elaborarem novas estratégias em sua própria prática pedagógica, mostradas pelos relatos. Relataram que abriram espaço na programação de suas aulas para sugerirem e realizarem observações dos planetas com seus alunos. Os participantes também tiveram várias mudanças de atitudes: lendo matérias sobre Astronomia no jornal, usando a Internet, aumentando o interesse e abordando esta ciência de outra forma. Conclui mostrando que os participantes, usando de relativa autonomia, introduziram criativamente conteúdos astronômicos em sua prática pedagógica. Isto se dá pela em situações chamadas de reflexão-na-ação, quando usam seus conhecimentos com uma parcela de improvisação e adaptação a novas situações
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.