DIZENDO COBRAS E LAGARTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Saying “snakes and lizards”: an experience of environmental education with future Biology teacher’s

  • Raphael Alves Feitosa
  • Francisco José Pegado Abílio
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Biologia, Cobras e Lagartos

Resumo

O presente artigo traz como objetivo estudar as percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Biologia de uma faculdade da rede particular do Ceará ao vivenciarem uma experiência pedagógica em espaço não-formal de ensino, através de uma visita guiada ao o Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF-UFC). A visita foi dividida em três andamentos básicos. Ao analisar os diários de aula produzidos pelos alunos após a visita, percebemos que de inicio, os estudantes tiveram uma sensação de estranhamento ao se depararem com as serpentes, todavia, com o andar da visitação, essa sensação foi se transformando num “olhar de curiosidade”, de busca epistêmica por conhecer os seres vivos, e perceber a si mesmo como futuro professor.

Publicado
2020-09-14