A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

The investigative experimentation as didactic possibility in the teaching of Mathematics: The problem of forms in a Science Club

  • Willa Nayana Corrêa Almeida Universidade Federal do Pará - UFPA
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará - UFPA
Palavras-chave: Educação Matemática, Experimentação Investigativa, Clube de Ciências

Resumo

O presente estudo visa apresentar a experimentação investigativa como uma possibilidade didática na Educação Matemática. Para tanto, descrevemos uma sequência de ensino investigativo intitulada “Problema das Formas”, que buscava discutir os conceitos introdutórios de área e perímetro de figuras planas, explorando questões ligadas a maximização de áreas e minimização de perímetros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo desenvolvida no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas as Ciências e Matemáticas. A atividade seguiu as etapas pedagógicas da experimentação investigativa, na qual participaram quatro alunos do quinto ano (Grupo 1) e três do sexto ano (Grupo 2), totalizando sete sujeitos, sendo todos de escolas públicas, com idades variando entre 10 e 14 anos. Concebemos que, a partir da metodologia da experimentação investigativa, conseguimos propiciar um momento educativo diferenciado a nossos estudantes, no qual suas falas, concepções e ideias foram valorizadas, contribuindo na construção do conhecimento matemático e na promoção do pensamento independente e crítico-reflexivo desses discentes. 

Publicado
2019-04-03