SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS: O PROBLEMA DA ÁGUA QUE NÃO DERRAMA
The sequence of investigative teaching in a club of sciences: the problem of water that does not spill
Resumo
As atividades experimentais investigativas têm sido utilizadas por vários professores como uma estratégia didático-metodológica que visa alcançar, além de uma participação mais efetiva dos estudantes, um maior desenvolvimento do ensino e aprendizagem de diversas áreas da educação, sobretudo no ensino de Ciências. Enquadramos nossa pesquisa como qualitativa e, a mesma se desenvolveu a partir da análise de uma Sequência de Ensino Investigativo intitulada “O problema da água que não derrama”, que almejava que os estudantes pudessem identificar como se estabelece o processo da tensão superficial da água. A atividade foi realizada no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará – campus Castanhal/Pa. Os alunos, participantes desta investigação, foram quarenta e cinco estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram seguidas as etapas da experimentação investigativa, composta por sete momentos específicos. Os resultados demostram que os alunos manifestam conhecimentos científicos condizentes com a maneira como os professores-monitores mediam e organizam as atividades, evidenciados por meio da construção de hipóteses, concepções e ideias.
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