ENSINO DE FÍSICA POR PROJETO: O ESTUDO DE TERMOLOGIA EM SALA DE AULA FAVORECENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Teaching Physics through Projects: The Study of Thermal Physics in class in order to promote scientific learning

  • Maria Emilia Faria Seabra Departamento de Ciências Exatas – Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Marcelo Martins Maciel Departamento de Ciências Exatas – Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Ensino de Física, metodologia de projetos, termologia, alfabetização científica

Resumo

Consideramos que um dos grandes problemas na educação está relacionado às estruturas curriculares adotadas na maioria das escolas, organizadas por disciplinas com a fragmentação dos saberes e não à sua integração. As situações que vivenciamos, em nosso dia a dia, são complexas e solicitam diversos conhecimentos. Portanto, para tratar de cada área do conhecimento, isoladamente, as práticas de sala de aula acabam por explorar situações modelizadas, acarretando falta de significação pelos estudantes. Identificamos que a problematização, fundamentada no mundo vivencial dos estudantes, é uma das possibilidades para solucionar este problema. Conhecendo a proposta de metodologia de ensino por projetos, a partir de uma questão problematizadora, verificamos que a proposta vai ao encontro de nossas considerações. Entretanto a proposta foi elaborada para ser desenvolvia quase que integralmente no contraturno, ou seja, fora do horário das aulas. Questionamo-nos sobre a viabilidade do seu desenvolvimento em sala de aula, identificando toda a sua potencialidade no processo ensinoaprendizagem, contemplando o caráter interdisciplinar e investigativo, além de abarcar os conteúdos
programáticos estabelecidos nos planejamentos escolares, mas de forma significativa. Assim, este trabalho apresenta os resultados obtidos na implementação da metodologia de projetos, em duas salas de aula do 2° ano do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Lavras-MG. Respeitando o planejamento anual da professora, foram desenvolvidos conceitos de termologia, durante um bimestre, a partir da questão: Por que o planeta Terra é o único do Sistema Solar que possibilita a existência de vida humana? Na descrição do processo ensino-aprendizagem, destacamos a possibilidade de contemplar os conteúdos programáticos de forma mais significativa, com a participação ativa dos estudantes, favorecendo sua alfabetização científica.

Publicado
2019-04-03