FATORES QUE INFLUENCIAM A EROSÃO NA ORLA DA UFPA: NARRANDO PERCURSOS DE UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS NO CCIUFPA
Factors influencing erosion in the UFPA orla: narrating paths of a research with students in the initial series of Falar em investigação nas séries iniciais parece soar como algo improvávelde ser realizado, principalmentequando se trata de alunos que cursamas primeiras séries da educação básica. Este artigo narra o percurso de construção de umainvestigação realizada comcrianças,com o objetivo de apresentar os percursos da investigação, discutir aspectos que foram importantes na realização do trabalho com os estudantesque possamvir aser úteis para a orientação deatividade dessa natureza.Concluímos que trabalhos dessa natureza revelam o potencial de espaços não-formais para a formação inicial e continuada de professores e para o acesso de nossas crianças à um educação científica.CCIUFPA
Resumo
Falar em investigação nas séries iniciais parece soar como algo improvável de ser realizado, principalmente quando se trata de alunos que cursam as primeiras séries da educação básica. Este artigo narra o percurso de construção de uma investigação realizada com crianças, com o objetivo de apresentar os percursos da investigação, discutir aspectos que foram importantes na realização do trabalho com os estudantes que possam vir a ser úteis para a orientação de atividade dessa natureza. Concluímos que trabalhos dessa natureza revelam o potencial de espaços não-formais para a formação inicial e continuada de professores e para o acesso de nossas crianças à um educação científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.