TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS (LEITE) EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM CTS

Socialscientific subjects (milk) in chemistry lab classes in professional education: a STS approach

  • Míriam Stassun dos Santos
  • Carmem Lúcia Costa Amaral
  • Maria Delourdes Maciel
Palavras-chave: educação profissional, temas sociocientíficos, CTS

Resumo

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, com turma de 36 alunos da 3a série do ensino profissional técnico de Química integrado do CEFET-MG nas aulas práticas de Química Orgânica Aplicada utilizando temas sociocientíficos (TS) com enfoque CTS. Analisou-se as interações entre professor e alunos, a didática do professor e a postura dos alunos buscando registrar a percepção do aluno sobre abordagem metodológica adotada, as atitudes, valores e habilidades adquiridas. Ao final, confirmou-se enfoque CTS em TS como fonte fecunda para análise do processo educacional dos cursos de educação profissional técnica de nível médio, com potencialidades transformadoras.

Publicado
2020-09-03