MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO EM ATIVIDADES SOBRE HIGIENE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Multimodos of representation in activities on hygiene for the infantile education
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa, com alunos da Educação Infantil, durante intervenções desenvolvidas a partir do tema higiene. O estudo teve como objetivo verificar a aprendizagem dos alunos de Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos) com relação à pediculose e à higiene bucal. As atividades foram realizadas utilizando-se de diversos modos de representações, pois para a formação de conceitos por crianças desse nível de ensino são necessários, além de materiais de apoio concreto, a utilização de múltiplas representações relativas aos assuntos abordados nos conteúdos. Por meio da pesquisa, foi possível verificar a importância da representação em multímodos para a elaboração de conceitos, mas se observa que o tempo de intervenção não foi suficiente para fazer inferências a respeito da aprendizagem de longo prazo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.