SITUAÇÕES COTIDIANAS DE DILATAÇÃO TÉRMICA COMO MOTIVAÇÃO AO ESTUDO DESTE TEMA NO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Everyday situations of thermal expansion as motivation to study this topic in 9th grade of elementary school
Resumo
Neste artigo relata-se uma experiência de ensino do tema dilatação térmica, na disciplina de Ciências do 9°ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel buscamos desenvolver a proposta a partir das concepções prévias dos alunos a respeito do tema. Pela pouca maturidade em uma linguagem matemática formal, procuramos dar maior ênfase a exemplos cotidianos relacionados à dilatação térmica além de conceitos deste tema. Percebemos os alunos motivados com situações cotidianas apresentadas por eles, sentiram-se instigados a procurar a explicação de alguns fenômenos físicos percebidos através observações realizadas no seu dia a dia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.