A ELETRICIDADE A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Electricity from Research Teaching: a Dialogical Experience in Continued Teacher Training

  • Sabrina Eleutério Alves Universidade Federal de Uberlândia, UFU
  • Silvia Martins Universidade Federal de Uberlândia, UFU
  • Nilva Lúcia Lombardi Sales Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Práticas Pedagógicas, Formação Continuada

Resumo

O ensino transmissivo ainda é uma estratégia muito comum nas aulas de Física, muitas vezes reduzida a equações desconexas da realidade estudantil. Assim, o Ensino por Investigação pode ser apresentado como uma alternativa para mudar esse cenário. Neste método o aluno é instigado a investigar, a trabalhar em equipe, a propor hipóteses e a encontrar a solução para o problema proposto pelo professor. Considerando essa perspectiva, oferecemos um curso, no contexto do programa de formação continuada do Museu da Dica, buscando maneiras de abordar essa temática com professores da educação básica e licenciandos. O curso foi dividido em etapas, desde uma avaliação diagnóstica, passando por discussões sobre pressupostos teóricos do Ensino porInvestigação, atividades práticas e socialização de experiências. Ao final do curso pudemos perceber como a maturidade dos participantes em relação à temática aumentou, bem como o interesse no  desenvolvimento de atividades investigativas , sugerindo que o curso foi um espaço importante para a expansão das possibilidades educacionais nas práticas desses professores.

Publicado
2019-04-03