O TABULEIRO DE XADREZ MUTILADO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO SOBRE A MATEMÁTICA E A CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DO MODELO POR ANALOGIA
The mutilated chessboard like a tool to teaching about mathematics and science: a proposal of reconstructing the model by analogy
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma experiência de ensino realizada durante um curso para os alunos do mestrado profissional no ensino de ciências, no ano de 2009. O modelo conceitual apresentado foi reconstruído por analogia, com o diagrama do tabuleiro de xadrez mutilado de Singh. O diagrama fui utilizado para estudar o fazer científico e o fazer matemático. Além do curso, os 19 alunos foram orientados por 21 textos científicos sobre modelos e 21 textos sobre analogias. O modelo reconstruído foi apresentado, discutido e sistematizado de acordo com a Metodologia de Ensino com Analogia (MECA). Os resultados indicam semelhanças e diferenças entre os dois modelos, discutem a ampliação de suas características, suas possibilidades de recriar e possíveis contribuições para ensino de ciências e o desenvolvimento do raciocínio analógico
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.