WEBQUEST: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA
Webquest: an experience in the discipline of integral and differential calculus with students of the chemistry course
Resumo
Este artigo relata uma experiência do trabalho com uma WebQuest na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A WebQuest foi desenvolvida pela docente e por uma aluna de monitoria. Antes de relatar a experiência, apresentam-se considerações sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente acadêmico e o papel do Cálculo no curso de Química. Na WebQuest a tarefa dos alunos consistiu em pesquisar o desenvolvimento do conceito de derivada e suas aplicações. Durante o desenvolvimento do trabalho fez-se uma sondagem das impressões dos alunos sobre a tarefa proposta. Para eles, foi uma atividade diferenciada; um dos alunos relatou que pela primeira vez solicitaram a ele produzir um texto nas aulas de Matemática. Eles também indicaram a importância de conhecer o desenvolvimento histórico do conceito de derivada. Os alunos relataram que encontraram com certa facilidade a aplicação de tal conceito na Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.