WEBQUEST: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA

Webquest: an experience in the discipline of integral and differential calculus with students of the chemistry course

  • Adriana Quimentão Passos
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Cálculo Diferencial e Integral, Química

Resumo

Este artigo relata uma experiência do trabalho com uma WebQuest na Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A WebQuest foi desenvolvida pela docente e por uma aluna de monitoria. Antes de relatar a experiência, apresentam-se considerações sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente acadêmico e o papel do Cálculo no curso de Química. Na WebQuest a tarefa dos alunos consistiu em pesquisar o desenvolvimento do conceito de derivada e suas aplicações. Durante o desenvolvimento do trabalho fez-se uma sondagem das impressões dos alunos sobre a tarefa proposta. Para eles, foi uma atividade diferenciada; um dos alunos relatou que pela primeira vez solicitaram a ele produzir um texto nas aulas de Matemática. Eles também indicaram a importância de conhecer o desenvolvimento histórico do conceito de derivada. Os alunos relataram que encontraram com certa facilidade a aplicação de tal conceito na Química.

Publicado
2020-08-28