MICRORGANISMOS? SIM, NA SAÚDE E NA DOENÇA! DIMINUINDO DISTÂNCIAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA

Microrganisms? Yes, in health and disease! Narrowing distances between university and public school

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
Palavras-chave: ensino de ciências, prática de ensino, aprendizagem significativa, ensino de microbiologia

Resumo

Os microrganismos estão presentes em muitos tópicos dos currículos de ciências tais como Citologia, Ecologia, Saúde Pública, Ciclos Biogeoquímicos, Genética e Biotecnologia que, por vezes, causam dificuldades de entendimento aos estudantes. Abordagens educacionais diferenciadas podem representar uma ferramenta muito útil, proporcionando um melhor entendimento no enfoque desses conceitos. Este trabalho propõe uma descrição analítica de um minicurso ministrado durante a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), no contexto da regência em uma disciplina de Prática de Ensino de Ciências. Os conceitos trabalhados levaram em consideração estruturas tridimensionais e experimentação, dentro de uma proposta fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. A experiência revelou-se motivadora e significativa para os alunos, além de possibilitar a parceria universidade/escola pública.

Publicado
2020-08-28