VIVENCIANDO PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: AMPLIANDO O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS

Experiencing practices of science teaching: Enlarging the sight of elementary students about ecosystems

  • Liane Solange Petry
  • Régis Alexandre Lahm
  • Valderez Marina do Rosário Lima
Palavras-chave: Ecossistemas, Unidade de Aprendizagem, Reconstrução do Conhecimento

Resumo

Relata-se uma experiência desenvolvida com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba – PR, cuja finalidade foi acompanhar como ocorre a reconstrução do conhecimento dos alunos, ao vivenciarem uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Ecossistemas, partindo do diagnóstico de seus conhecimentos prévios, pela aplicação de um questionário. O desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem teve como referência o Educar pela Pesquisa e, dentre as estratégias de ensino utilizadas, constaram representações por meio de desenhos; construção de mapa conceitual; pesquisas bibliográficas; trilha ecológica; construção de maquetes; produções textuais de imagens orbitais, obtidas através do software Google Earth™

Publicado
2020-08-28