APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO COM O TEMA NUTRIÇÃO A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Application of a Teaching Module with the theme Nutrition to Elementary School Students
Resumo
Trabalhar com nutrição nas escolas é de fundamental importância, pois o que mais se fala é em comer bem e saudavelmente. Assim, encontra-se uma grande preocupação, com os alunos da educação básica, em relação com a representatividade do alimento e o ato de comer, bem como o conhecimento e a valorização da alimentação para a saúde. Desta forma, foi proposto este trabalho na qual objetivou buscar nos alunos do ensino fundamental, em quatro turmas de 6ª e 7ª séries de dois colégios estaduais da cidade de Cascavel, quais são os principais alimentos que os alunos gostam e quais eles não gostam, para se ter uma idéia de como está a alimentação deles, e a partir disto trabalhar a temática Nutrição, de maneira lúdica, para os alunos afim de buscar neles o entendimento do assunto. Assim, Conclui-se, a partir do questionário e as discussões feitas com os alunos em sala, que eles possuem uma alimentação não adequada, levando muitas vezes a obesidade e a problemas de saúde. Após a aplicação do módulo didático, com o tema Nutrição, observou-se que os alunos, sabem quais alimentos são importantes a sua saúde e quais não são, apenas não possuem uma consciência dos problemas que alguns tipos de alimentos podem causar com o passar do tempo. E com a aplicação do módulo pode-se mostrar estes tipos de questões, levando ao aluno uma discussão consigo mesmo e até com sua família sobre uma alimentação adequada
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.