NATUREZA DA CIÊNCIA NUMA SEQUENCIA DIDÁTICA: ARISTÓTELES, GALILEU E O MOVIMENTO RELATIVO
Nature of science in a didactic proposal: Aristotle, Galileu and the relative motion
Resumo
Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequencia didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequencia didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.