NATUREZA DA CIÊNCIA NUMA SEQUENCIA DIDÁTICA: ARISTÓTELES, GALILEU E O MOVIMENTO RELATIVO

Nature of science in a didactic proposal: Aristotle, Galileu and the relative motion

  • Alessandro Frederico da Silveira
  • Ana Raquel Pereira de Ataíde
  • Ana Paula Bispo da Silva
  • Morgana Lígia de Farias Freire
Palavras-chave: Ensino de Física, Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Movimento Relativo

Resumo

Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequencia didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequencia didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.

Publicado
2020-08-28