RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA ABORDAGEM DOS CONCEITOS DE DENSIDADE E VELOCIDADE NA OITAVA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Problem Solving: a pedagogical strategy as an approach to density and velocity concepts in the eighth grade of Elementary Education
Resumo
O presente trabalho constitui-se de um estudo de caso desenvolvido com a oitava série de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre – RS, Brasil, na disciplina de ciências, com o objetivo de planejar e colocar em prática uma proposta metodológica alternativa a tradicional transmissão de conhecimentos, buscando melhorar a interação entre os sujeitos em sala de aula. Esta proposta faz parte de um projeto curricular maior que foi construído e desenvolvido enquanto processo contínuo, durante um ano letivo, considerando temas de interesse propostos pelos alunos vinculados a conceitos fundamentais de ciências. Neste texto são apresentadas as estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem no estudo dos conceitos densidade e velocidade média para o contexto em análise, dentre as quais, ressalta-se o planejamento e utilização da resolução de problemas, buscando a ação e a reflexão dos sujeitos envolvidos na construção do próprio conhecimento. A observação e análise constante do desenvolvimento das atividades e dos materiais produzidos na dialogicidade da sala de aula foram fundamentais para que a professora, construindo-se professora- pesquisadora, pudesse criar condições para aprendizagem e para que os alunos repensassem suas atitudes no convívio em grupo. A necessidade de retomadas a respeito de conceitos que em determinados momentos já pareciam compreendidos pelos alunos, mas que posteriormente eram utilizados de forma confusa em contextos diferentes dos anteriormente abordados caracterizou a construção das diversas etapas constituintes do processo envolvendo o estudo dos conceitos já mencionados. O processo que envolveu o estudo da densidade exigiu um maior número de retomadas das noções trabalhadas do que no caso da velocidade média. Como os dois processos envolviam conceitos de complexidade semelhante, onde outros conceitos precisavam ser relacionados e abstraídos em um nível de desenvolvimento cognitivo que consideramos operatório formal, entende-se que, possivelmente, a maior familiaridade com a metodologia de trabalho da professora, e as aprendizagens anteriores, tenham facilitado o desenvolvimento da proposta.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.