UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO QUÍMICO SOBRE ELEMENTO QUÍMICO, ÁTOMOS, MOLÉCULAS E SUBSTÂNCIAS

A didactic proposal for the elaboration of the chemical thought on chemical element, atoms, molecules and substances

  • Edson José Wartha
  • Lorena Costa Alves
  • Maria Eugênia Cavalcante Sanjuan
  • Claudia Viana dos Santos
Palavras-chave: conceitos químicos, elaboração conceitual, dificuldades de ensino e aprendizagem em Química, propostas de ensino

Resumo

Este artigo descreve e avalia o uso de clipes de papel como modelo de partículas destinado ao ensino dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico e substância, no Ensino Médio, desenvolvido para uma melhor elaboração conceitual. O material foi avaliado em sala de aula, em um grupo de formação inicial e continuada de professores de química, que utilizaram o material junto a seus alunos. Os resultados sugerem que o uso de clipes como modelos de partículas permite uma elaboração mais adequada para os conceitos abordados.

Publicado
2020-08-27