UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO QUÍMICO SOBRE ELEMENTO QUÍMICO, ÁTOMOS, MOLÉCULAS E SUBSTÂNCIAS
A didactic proposal for the elaboration of the chemical thought on chemical element, atoms, molecules and substances
Palavras-chave:
conceitos químicos, elaboração conceitual, dificuldades de ensino e aprendizagem em Química, propostas de ensino
Resumo
Este artigo descreve e avalia o uso de clipes de papel como modelo de partículas destinado ao ensino dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico e substância, no Ensino Médio, desenvolvido para uma melhor elaboração conceitual. O material foi avaliado em sala de aula, em um grupo de formação inicial e continuada de professores de química, que utilizaram o material junto a seus alunos. Os resultados sugerem que o uso de clipes como modelos de partículas permite uma elaboração mais adequada para os conceitos abordados.
Publicado
2020-08-27
Seção
Artigos
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.