ELABORAÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL
Preparation of periodic tables for facilitating the learning of students with visual impairment
Resumo
A Educação Inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional atual. O processo de inclusão educacional no contexto social hodierno é de suma importância. Sob essa perspectiva, o presente projeto objetivou elaborar tabelas periódicas que facilitassem o ensino-aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio portadores de deficiência visual. Os referidos materiais didáticos foram elaborados com materiais alternativos e de baixo custo, utilizando-se, também, a escrita braille. A utilização dessas tabelas periódicas durante a explanação de um determinado tema facilita a aprendizagem de alunos deficientes visuais, aumentando sua interação com esse conhecimento. O desenvolvimento de recursos didáticos para esses alunos demonstrou uma importância ímpar para a facilitação da aprendizagem, efetivando, de certo modo, os anseios da Educação Inclusiva.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.