EXPERIMENTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ASPECTOS RELACIONADOS A SEGURANÇA E OS REJEITOS QUÍMICOS
Experiments in textbooks: issues related to security and chemical waste
Resumo
Nos anos 90, na grande maioria das universidades e, em especial institutos e departamentos de química, a gestão dos rejeitos e resíduos gerados em atividades rotineiras era insipiente seja pela falta de um órgão fiscalizador ou por descarte inadequado. Atualmente é grande o avanço neste campo, mas ao olhar para os laboratórios escolares de química observamos um cenário diferente. É neste contexto que procuramos relatar uma das etapas do nosso estudo apresentando uma análise realizada nos livros didáticos de química para o ensino médio aprovados no PNLEM/2007 no que se refere aos aspectos relacionados a segurança na realização dos experimentos e os rejeitos químicos. Os resultados foram tabelados e categorizados a partir de elementos da análise de discurso emergindo 3 categorias.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.