CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE MICROORGANISMOS EM ASPECTOS QUE ENVOLVEM SAÚDE: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO APRENDIZAGEM
Elementary school students? conceptions about microorganisms in aspects which involve human health: some implications for teaching and learning
Resumo
Neste estudo, apresentam-se as concepções dos alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental sobre microorganismos e suas relações com a saúde humana. A partir do levantamento realizado, foi possível considerar as implicações destas concepções para o ensino e aprendizagem de questões que envolvem a saúde humana, principalmente quanto à higiene e doenças transmissíveis. Realizou-se inicialmente um estudo comparativo com alunos de três escolas, sendo que em uma delas o conteúdo sobre microorganismo não havia sido ministrado. Os resultados apontaram que, independente de terem ou não tido acesso ao conteúdo, as concepções dos alunos foram muito semelhantes. Dando continuidade ao estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os alunos da escola que não haviam tido acesso ao referido conteúdo. As entrevistas proporcionaram momentos de interação entre os alunos. As análises posteriores evidenciaram que as interações ocorridas durante a entrevista em grupo possibilitaram a aprendizagem dos alunos. O estudo aponta para a necessidade de o professor conhecer as concepções dos estudantes em aspectos que envolvem os microorganismos, para que os mesmos aprendam conceitos e desenvolvam procedimentos adequados para a manutenção da saúde.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.