ANÁLISE DA ABORDAGEM DA FLORA NATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA USADOS EM ESCOLAS DE ARACAJU – SE

Analysis of the native flora contents in biology textbooks used in schools of Aracaju – SE

  • Adeline Brito Sales
  • Myrna Friederichs Landim
Palavras-chave: Flora nativa, Sergipe, Livro didático, Ensino de Biologia

Resumo

Os ecossistemas nativos brasileiros vêm sendo destruídos desde o descobrimento e isto é, também, um problema educacional. Como o livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados em sala de aula, foram selecionados os cinco livros mais utilizados em escolas de Aracaju, sendo analisado o modo como a flora nativa é abordada nestes. As plantas presentes no texto foram listadas e analisadas segundo os critérios: proporção entre texto e ilustração, uso da nomenclatura científica, conteúdos em que as plantas são abordadas e a identificação da origem da planta. Verificou-se que a maior parte dos exemplos de plantas são apresentados nos conteúdos relacionados à Morfologia e Importância Econômica das plantas, em forma de texto, sem relacionar a planta com o seu ambiente sendo esses exemplos, em sua maior parte, de plantas exóticas.

Publicado
2020-08-25