IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: subsídios para a formação de professores de Física
Implications of the relation science, technology, society and environment: subsidies to physics teacher education
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla. Nele apresentamos discussões inerentes à pesquisa localizada em um programa de investigação-ação educacional, em um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública, especificamente na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física, a partir da implementação da nova proposta político-pedagógica no currículo desse curso. Objetivamos mostrar atividades educacionais que propomos e realizamos nessa disciplina, que gerem discussões sobre as implicações da relação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA), visando à transposição didática destas pelos licenciandos na vivência deles no processo ensino-aprendizagem de Física na Educação Básica. Assim, buscamos compreender: qual a importância da problematização das implicações da relação CTSA, numa visão crítica de Educação para a incorporação da cultura científica e tecnológica na cultura da população? A trajetória metodológica deste trabalho ampara-se pela concepção de pesquisa investigação-ação educacional e aos momentos metodológicos da espiral de ciclos lewiniana (planejamento, ação, reflexão e observação).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.