PILHAS E BATERIAS: DESENVOLVIMENTO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA
Dry Cells dnd Batteries: Development of the Thematic Workshop for the Education of Electrochemistry
Resumo
Este artigo descreve uma metodologia de ensino a partir do desenvolvimento de oficina temática para o ensino de Eletroquímica, realizada por graduandos do curso de Licenciatura em Química a alunos da 2ªsérie do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, ambos do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara. A Oficina foi estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e na abordagem do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com objetivo de relacionar e construir o conhecimento científico a partir de uma temática contextualizada não redutiva, sendo o ponto de partida o cotidiano dos estudantes através do tema de Pilhas e Baterias. Dados obtidos através dos questionários, resolução de exercícios, comentários, atividades experimentais, lúdicas e a participação dos alunos foram avaliados com as observações e anotações dos autores deste artigo. Assim, este estudo pode fornecer informações que podem indicar as contribuições dessa metodologia de ensino na aprendizagem dos estudantes. A oficina contou com participação de vinte e cinco alunos com faixa etária entre 16 e 17 anos. Os resultados alcançados foram satisfatórios podendo ser afirmado que o ensino do conteúdo de Eletroquímica foi favorecido pela utilização da temática problematizadora e contextualizada. A proposta se mostrou eficiente promovendo discussões e o envolvimento dos alunos, principalmente durante a atividade experimental e a aplicação da atividade lúdica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.