PILHAS E BATERIAS: DESENVOLVIMENTO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Dry Cells dnd Batteries: Development of the Thematic Workshop for the Education of Electrochemistry

  • Rogério Pacheco Rodrigues Instituto Federal Goiano, Câmpus Rio Verde
  • Flávia Fernanda Alves da Silva Instituto Federal Goiano
  • Waldiclécio Ribeiro Farias Instituto Federal de Goiás
  • Denise Medeiros Faria Instituto Federal de Goiás
  • Lucas Miranda Vieira Instituto Federal de Goiás
  • Erika Crispim Resende Instituto Federal Goiano, Câmpus Iporá
Palavras-chave: Eletroquímica, Oficina Temática, CTSA

Resumo

Este artigo descreve uma metodologia de ensino a partir do desenvolvimento de oficina temática para o ensino de Eletroquímica, realizada por graduandos do curso de Licenciatura em Química a alunos da 2ªsérie do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, ambos do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara. A Oficina foi estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e na abordagem do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com objetivo de relacionar e construir o conhecimento científico a partir de uma temática contextualizada não redutiva, sendo o ponto de partida o cotidiano dos estudantes através do tema de Pilhas e Baterias. Dados obtidos através dos questionários, resolução de exercícios, comentários, atividades experimentais, lúdicas e a participação dos alunos foram avaliados com as observações e anotações dos autores deste artigo. Assim, este estudo pode fornecer informações que podem indicar as contribuições dessa metodologia de ensino na aprendizagem dos estudantes. A oficina contou com participação de vinte e cinco alunos com faixa etária entre 16 e 17 anos. Os resultados alcançados foram satisfatórios podendo ser afirmado que o ensino do conteúdo de Eletroquímica foi favorecido pela utilização da temática problematizadora e contextualizada. A proposta se mostrou eficiente promovendo discussões e o envolvimento dos alunos, principalmente durante a atividade experimental e a aplicação da atividade lúdica.

Publicado
2019-04-03