MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Concept maps as tools for evaluation of youth and adult education

  • Wilson Leandro Krummenauer
  • Sayonara Salvador Cabral da Costa
Palavras-chave: Ensino de Física, mapas conceituais, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem Significativa

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência bem sucedida de ensino de Física com uma turma do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida em uma escola privada localizada em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. O trabalho foi desenvolvido a partir das dificuldades percebidas no uso de operações matemáticas simples e pela dificuldade no entendimento de alguns conceitos físicos. Percebemos ao longo da proposta certa dificuldade inicial na construção dos mapas, dificuldade esta que foi sendo superada ao longo do projeto. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

Publicado
2020-08-24