O JOGO DIDÁTICO E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA ATIVIDADE
The didactic game and construction of mathematical concepts in basic education: report of an activity
Palavras-chave:
educação matemática, ensino de matemática, jogos educacionais
Resumo
Neste trabalho é relatada a aplicação de uma seqüência didática usada para levar os alunos à construção do conceito de coordenadas cartesianas. Esta seqüência é baseada em um jogo chamado Caça ao Tesouro. Sem deixar de lado o caráter lúdico e competitivo da atividade, a aplicação da técnica foi baseada em uma Engenharia Didática, objetivando mostrar que alunos em idade escolar de 12 anos (estudantes de 6ª série do ensino fundamental) são capazes de por si próprios, construírem o conceito de representação cartesiana no plano
Publicado
2020-08-24
Seção
Artigos
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.