EXPERIMENTAÇÃO E INTERATIVIDADE (HANDS-ON) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A PRÁTICA NA PRAXIS PEDAGÓGICA
Science education by using experimentation and hands-on activities: the practical in pedagogical praxis
Resumo
As práticas pedagógicas adotadas no ensino de Ciências estão, em geral, distantes da realidade do aluno. A partir desse confronto, discutimos a importância das atividades práticas no ensino de Ciências através da realização de oficinas para crianças, jovens, professores e alunos de curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo. Nas oficinas aplicamos os projetos ABC na Educação Científica, Mão na Massa e Experimentoteca e realizamos registros pré e pós-oficinas, para estabelecer a correlação entre o conhecimento prévio do conteúdo abordado ou da prática educacional utilizada e da mudança que os instrumentos propostos provocaram na percepção dos sujeitos. Os resultados mostraram que, em geral, professores sentem falta de atividades práticas para o ensino de Ciências e que este tipo de atividade pode contribuir com idéias e oportunidades para que os docentes melhorem a sua prática docente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.