ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Analysis of educational softwares for mathematics teaching in the first years of elementary education
Resumo
Existe atualmente uma infinidade de softwares educativos disponíveis no mercado, que exploram os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados nas escolas como um recurso para dinamizar as aulas. Este estudo tem como objetivo apresentar um resumo dos assuntos abordados naqueles que estão voltados para o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental para que possam ser usados pelo professor, como recurso didático para apoiar, reforçar ou complementar as aulas teóricas. Apresenta-se os resultados da pesquisa relativa a análise de 75 softwares educativos ou aplicativos disponíveis na Internet, com uma sinopse dos conteúdos explorados, idioma, licença e endereço para download. O propósito deste estudo, que será usado em pesquisas futuras, é mapear os conteúdos presentes nestas ferramentas a fim de identificar os que apresentam situações-problema que possibilitem a construção dos conceitos de estruturas aditivas e multiplicativas. Também se procurou observar a concepção teórica de ensino presente nestes materiais e se os mesmos são de natureza construtivista ou comportamentalista.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.