ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Analysis of educational softwares for mathematics teaching in the first years of elementary education

  • Berenice de Oliveira Bona
Palavras-chave: software educativo, sinopse, estrutura aditiva e multiplicativa, behavioristas ou construtivistas

Resumo

Existe atualmente uma infinidade de softwares educativos disponíveis no mercado, que exploram os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados nas escolas como um recurso para dinamizar as aulas. Este estudo tem como objetivo apresentar um resumo dos assuntos abordados naqueles que estão voltados para o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental para que possam ser usados pelo professor, como recurso didático para apoiar, reforçar ou complementar as aulas teóricas. Apresenta-se os resultados da pesquisa relativa a análise de 75 softwares educativos ou aplicativos disponíveis na Internet, com uma sinopse dos conteúdos explorados, idioma, licença e endereço para download. O propósito deste estudo, que será usado em pesquisas futuras, é mapear os conteúdos presentes nestas ferramentas a fim de identificar os que apresentam situações-problema que possibilitem a construção dos conceitos de estruturas aditivas e multiplicativas. Também se procurou observar a concepção teórica de ensino presente nestes materiais e se os mesmos são de natureza construtivista ou comportamentalista.

Publicado
2020-08-24