APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DE SUSTENTAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA

Presentation and evaluation of support and experimentation materials for the teaching of physics

  • Valderez Marina do Rosário Lima
  • João Batista Siqueira Harres
  • Regina Maria Rabello Borges
  • João Bernardes da Rocha Filho
Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação

Resumo

Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.

Publicado
2020-08-24