UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO EM FLASH COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA DOS FLUIDOS
An experience of the use of an animation in flash as a facilitator of the teaching-learning process in physics of fluid
Resumo
Apresentamos uma experiência didática que utiliza uma animação em flash, desenvolvida em abril de 2007 na segunda série do ensino médio concomitante ao ensino técnico em agricultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul, RS. A atividade foi concebida a fim de contextualizarmos as vivências dos alunos de um curso técnico em agricultura, tornando a sua execução atrativa e promovendo um processo de ensino-aprendizagem mais significativo da Física dos Fluidos. Esta atividade procura ilustrar de forma lúdica um grande sistema de irrigação, sendo os alunos levados a analisar o movimento da água utilizando a equação da continuidade e o teorema de Bernoulli para fluidos que obedecem ao modelo do fluido ideal. A discussão da prática dessa atividade poderá servir de orientação para outros professores que desejem utilizá-la em sala de aula. Os resultados apresentados evidenciam que a experiência didática despertou o interesse dos alunos e promoveu a interação entre os discentes e entre os discentes e o docente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo o entendimento dos conteúdos de Física de Fluidos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.