OPINIÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Student’s opinion about chemistry experimentation in high school classes
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre percepções de 25 alunos do Ensino Médio a respeito de atividades experimentais de Química, em uma escola de Porto Alegre. A partir da Análise Textual Discursiva de textos elaborados pelos alunos foram identificadas unidades de significado, seguindo-se uma categorização por meio da qual as unidades foram organizadas em três categorias, discutidas e interpretadas: experimentação como estratégia educativa; experimentação como integração entre teoria e prática; experimentação com ênfase em interatividade e superação. A pesquisa evidencia que de aulas típicas não emerge a compreensão do objetivo da realização do experimento, o que tende a provocar desinteresse. Os resultados permitem argumentar em favor de atividades experimentais que incentivem os alunos a questionar, pesquisar, refletir, argumentar e agir.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.