A ABORDAGEM HISTÓRICA DA QUÍMICA: UMA ATIVIDADE DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID/UEMS
A Historical Approach to Chemistry: An activity of Chemistry subproject of PIBID/UEMS
Resumo
O presente trabalho relata a experiência desenvolvida por um bolsista do subprojeto de Química do PIBID/UEMS com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo dessa experiência foi avaliar uma sequência didática abordando a História da Química com ênfase em suas etapas Protoquímica e Alquimia e discutindo aspectos da ciência. A sequência didática foi desenvolvida com apresentação de slides e exibição de vídeos. Diante da sequência didática
planejada, uma pesquisa foi delineada para verificar as concepções prévias dos alunos em relação às concepções de ciência e sobre a importância da História da Química, e avaliar se a atividade resultou em mudança de concepções dos alunos para ideias mais bem elaboradas sobre esse assunto. O método de coleta de dados foi um questionário aplicado antes da sequência didática e após seu término. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo. A
atividade alcançou seus objetivos propostos evidenciando mudanças significativas da concepção de ciência por parte dos alunos e fomentando o interesse deles pela História da Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.