SITUAÇÃO DE ESTUDO NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Study Situation in the teaching of Chemical Kinetics: possibilities from a historical approach

  • Marcos Antônio Gatto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Enio de Lorena Stanzani Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Ana Paula Hilário Gregório Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Situação de Estudo, Cinética Química, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A presente investigação tem como objetivo mostrar como o desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) articulada a uma abordagem histórica pode contribuir para a ressignificação conceitual no ensino de Cinética Química. Nesse contexto, apresentamos de forma detalhada cada uma das etapas da SE, elaborada como atividade integrante da componente curricular estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Química, a qual foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino. Após a análise de dados evidenciou-se a evolução dos conceitos por parte dos alunos, corroborando a importância da utilização de novas metodologias e recursos tanto para o ensino de Química na Educação Básica como na formação do futuro professor.

Publicado
2019-04-03