O APRENDER DA BIOLOGIA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA EMBRIOLOGIA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

The learning of biology in the context of the embryology subject in a teacher’s preparation course in biological sciences

  • Evelyse dos Santos Lemos
Palavras-chave: aprendizagem significativa, ensino de biologia, evento educativo, embriologia, reprodução

Resumo

O presente artigo analisa, à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, o processo da aprendizagem dos alunos em uma disciplina de conteúdo específico – Embriologia – de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O pressuposto é que ensinar é um processo complexo que requer, do docente, além do domínio do conteúdo específico e pedagógico, conhecimento sobre como se aprende a tema que ensina. A análise das atividades, sem prescindir da comparação entre o conhecimento inicial e final do aluno, que tradicionalmente caracteriza as pesquisas e relatos de ensino que assumem a referida teoria como referencial, desviou o foco para o processo da aprendizagem. Os resultados indicam que, antes da possibilidade de respostas literais – sim ou não –, o conhecimento dos alunos passou a se caracterizar pela coexistência entre as novas idéias ensinadas e as que já possuíam no início da intervenção. Tal fato explicita que a “captação de significados” precede a aprendizagem significativa e, por outro lado, que a qualidade da prática educativa é influenciada por fatores vários, alguns deles alheios à vontade e possibilidade de “controle” do professor e, naturalmente, do aluno.

Publicado
2020-08-18