A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA IDENTIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

The use of concept maps in the identification of critical meaningful learning in an activity of mathematical modeling

  • Silas Venâncio
  • Lilian Akemi Kato
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes

Publicado
2020-08-18