ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VISANDO À INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DA CIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
An analysis of a teaching experience aimed at introducing science language in early primary school classrooms
Resumo
Este trabalho apresenta e analisa uma experiência didática realizada com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro, visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à aquisição de elementos de linguagem científica no contexto de atividades que estimulam a escrita de relatos de observação de fenômenos físicos em sala de aula. O material empírico são textos elaborados por dez alunos ao final de uma sequência didática sobre mudanças de fases físicas da água e sobre o ciclo da água. A análise discute entidades mobilizadas e eventos destacados nas explicações construídas pelos alunos e revela até que ponto os estudantes se apropriaram dos novos conceitos e da nova linguagem trabalhadas ao longo da seqüência didática. Os resultados mostram que os textos elaborados revelam aspectos fundamentais do entendimento dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao hibridismo dos seus textos, essenciais para o planejamento de ações didáticas visando à familiarização e à aquisição da linguagem científica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.