INTRODUZINDO CONCEITOS SOBRE BIOINDICADORES AQUÁTICOS EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introducing concepts on aquatic bioindicators in practice of Environmental Education

  • Ubirajara Lima Fernandes
  • Geyse Freitas de Sousa
Palavras-chave: Bioindicador, lagoas urbanas, conhecimento popular, prática em Biologia

Resumo

Frente ao aumento populacional e da poluição ambiental, buscar estratégias de preservação e saúde é extremamente importante nos dias de hoje. Na tentativa de resolver esses problemas, os programas de Educação Ambiental têm se intensificado, a fim de conscientizar a população em geral sobre esses riscos e a necessidade de proteção ambiental. Entre as propostas dessa temática, há o estudo dos organismos bioindicadores, dos quais fazem parte as plantas aquáticas, que são espécies-chave em muitos ecossistemas e dão respostas frente às alterações ambientais. Os objetivos do trabalho foram (i) proporcionar que estudantes de Ensino Médio tivessem acesso ao conhecimento das espécies de plantas bioindicadoras; e (ii) traçar o perfil de conhecimento desses organismos por parte da população com exposição a riscos ambientais. O trabalho com os estudantes resultou na elaboração de material didático com as plantas aquáticas e propondo meios de divulgação da importância desses organismos, assim como alertar sobre a necessidade de intensificação de programas educacionais que venham a preservar o meio ambiente e a saúde da população.

Publicado
2020-08-13