PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Perceptions concerning the homosexuality and its use as didactic strategy in the teaching of biology
Resumo
Os homossexuais têm enfrentado um processo simultâneo de aceitação e preconceito por parte da população brasileira. Desta forma, decidimos realizar um estudo, visando compreender as percepções de moradores da região metropolitana de Salvador acerca da homossexualidade. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida aleatoriamente nas cidadesda região, constando de 19 entrevistados. A análise das entrevistas foi estruturada a partir de categorias estabelecidas. Notamos que a maioria dos indivíduos demonstrou tolerância em relação aos homossexuais, mas não aceitação. Contudo, em contra partida, alguns indivíduos apresentaram grande intolerância aos homossexuais. Durante o processo de análise percebemos que as pessoas possuem dificuldade em conceituar a homossexualidade. A presente pesquisa também serviu como auxílio didático na sala de aula, ou seja, foi utilizada para inserção do assunto de diversidade sexual nas aulas de Biologia, no qual o resultado foi um silenciamento dos estudantes durante e após a exposição da pesquisa. Esta experiência, mesmo não possuindo resultados esperados, mostrou-nos que é necessária a discussão desta temática nas salas de aula.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.