PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Perceptions concerning the homosexuality and its use as didactic strategy in the teaching of biology

  • Ana Paula Miranda Guimarães
  • Carine Belau de Castro Martins
  • Lucas Guimarães de Azevedo
  • Priscila Silva de Figueiredo
Palavras-chave: Homossexualidade, Percepção, Preconceito, Ensino de Biologia

Resumo

Os homossexuais têm enfrentado um processo simultâneo de aceitação e preconceito por parte da população brasileira. Desta forma, decidimos realizar um estudo, visando compreender as percepções de moradores da região metropolitana de Salvador acerca da homossexualidade. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida aleatoriamente nas cidadesda região, constando de 19 entrevistados. A análise das entrevistas foi estruturada a partir de categorias estabelecidas. Notamos que a maioria dos indivíduos demonstrou tolerância em relação aos homossexuais, mas não aceitação. Contudo, em contra partida, alguns indivíduos apresentaram grande intolerância aos homossexuais. Durante o processo de análise percebemos que as pessoas possuem dificuldade em conceituar a homossexualidade. A presente pesquisa também serviu como auxílio didático na sala de aula, ou seja, foi utilizada para inserção do assunto de diversidade sexual nas aulas de Biologia, no qual o resultado foi um silenciamento dos estudantes durante e após a exposição da pesquisa. Esta experiência, mesmo não possuindo resultados esperados, mostrou-nos que é necessária a discussão desta temática nas salas de aula.

Publicado
2020-08-13