NANOTECNOLOGIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Nanotechnology at school: possibilities and challenges

  • Lee Jing Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Lee Ning Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Lee J. Yun Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Fabiana Curtopassi Pioker Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
  • Agnaldo Arroio Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Simone Alves de Assis Martorano Departamento de Ciências exatas e da terra, Universidade Federal de São Paulo
  • Miriam Sannomiya Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Nanotecnologia, Divulgação científica, Ensino de Química

Resumo

O conhecimento em nanotecnologia pode ser abordado por diferentes recursos didáticos, como é o caso da tecnologia da informação, minimizando a barreira da transposição desse conhecimento para o ensino básico. Acredita-se, nesse trabalho, que as ferramentas tecnológicas, se bem usadas, podem ser facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem e responsáveis pela socialização das pessoas e, por conseguinte, motivadoras da sabedoria e de conhecimento científico.  Este trabalho consistiu na avaliação de uma atividade para o ensino de nanotecnologia a partir do uso de uma ferramenta tecnológica (site) para alunos dos 6°s e 7°s anos do ensino fundamental 2. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário de investigação pré e pós-aula. Após analisar os dados obtidos, observou-se que o ensino diferenciado, divertido e criativo suscitou um maior interesse dos alunos, permitindo uma melhor compreensão do tema (nanotecnologia) como contribuição também da área da Química.

Publicado
2019-04-03