A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES E CONTRAPONTOS
Experimental activity in the Teaching of Natural Sciences: Contributions and counterpoints
Resumo
Este texto refere-se a uma pesquisa realizada em uma Escola Estadual de Mato Grosso,a fim de compreender como as atividades experimentais são utilizadas pelos professores de Ciências Naturais. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa e como técnicas a entrevista e o questionário, tendo como sujeitos os professores que atuam nas disciplinas de Ciências, Matemática, Biologia, Química e Física. A base teórica está pautada na Aprendizagem Significativa de Novak, que apresenta uma conotação humanista propondo que ela subjaz à integração construtiva, positiva, entre pensamentos, sentimentos e ações que conduz ao engrandecimento humano. Ao observar e analisar as contribuições expressas nos questionários, bem como as contribuições das entrevistas concedidas pelos professores, apresentamos reflexões com a intenção de responder à questão: em que bases os professores de ciências da escola básica utilizam as atividades experimentais em suas aulas? As contribuições dos professores denotam as dificuldades destes em trabalhar com atividades experimentais. Assim apresentamos neste texto situações citadas pelos professores que podem deturpar o trabalho com atividades experimentais em sala de aula. As explicações para esta resistência em utilizar atividades experimentais, como práticas de ensino das ciências, concentram-se frequentemente num discurso da carência ou da deficiência de algo. Os dados da pesquisa nos permitem afirmar que os professores estão cientes que as atividades experimentais, quando bem trabalhadas propiciam a percepção dos aprendizes de maneira atrativa e lúdica, aproximando-os do conhecimento científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.