PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO SOBRE A TEMÁTICA BIOTECNOLOGIA
Perceptions of the public high school students about the biotechnology topic
Resumo
É notória a importância que as diversas técnicas da biotecnologia adquirem nos dias atuais, sendo necessária uma formação flexível dos alunos aos diversos debates que surgem. O estudo objetivou verificar as percepções de alunos do ensino médio público sobre o tema Biotecnologia. Na primeira fase do experimento, realizamos aula expositiva sobre Transgênicos e OGMs, além do diário de campo para registro das observações; e na segunda etapa: aplicação de questionário contendo 10 questões de caráter investigativo. A análise utilizada foi quali-quantitativa. Verificamos que, em relação aos temas Transgênicos e OGM's os alunos apresentaram após seis meses conhecimentos aprimorados, diferente do que foi observado para temas como Projeto Genoma e Células-Tronco, com percepções superficiais. As principais percepções acerca desses dois últimos temas baseiam-se em conceitos simples e pouco associados à formação crítica -para participação em discussões atuais da sociedade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.