O USO DA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS INSPIRADO NA TEORIA PIAGETIANA

The use of insects collection by cognitive learning process in teaching Sciences

  • Renan de Almeida Barbosa
  • Antonio Pancracio de Souza
Palavras-chave: Construtivismo, pensamento crítico, entomologia

Resumo

O ensino de Ciências Naturais deve levar em conta o contexto sociocultural e os conhecimentos prévios dos alunos, em associação com o uso de recursos didáticos apropriados, pode contribuir para a maior internalização e apropriação do conhecimento que vai além do conteúdo programático. Além de levantamento bibliográfico a respeito da teoria cognitivista de aprendizagem e seus desdobramentos na área do Ensino em Ciências, levantamento documental dos documentos oficiais que dizem respeito à Educação e ao Ensino de Ciências, realizou-se aplicação de questionários e uma aula prática sobre a Classe Insecta com o auxilio de uma coleção entomológica. Constatou-se que o maior obstáculo durante o processo de aprendizagem dos conhecimentos científicos era o relativo desinteresse dos alunos no conteúdo. Faz-se necessário a transformação da didática nas aulas de Biologia para que métodos alternativos sejam mais utilizados, como por exemplo, o uso de recursos didáticos, transformando os alunos em protagonistas do processo de aquisição de conhecimento.

Publicado
2020-08-11