O USO DA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS INSPIRADO NA TEORIA PIAGETIANA
The use of insects collection by cognitive learning process in teaching Sciences
Resumo
O ensino de Ciências Naturais deve levar em conta o contexto sociocultural e os conhecimentos prévios dos alunos, em associação com o uso de recursos didáticos apropriados, pode contribuir para a maior internalização e apropriação do conhecimento que vai além do conteúdo programático. Além de levantamento bibliográfico a respeito da teoria cognitivista de aprendizagem e seus desdobramentos na área do Ensino em Ciências, levantamento documental dos documentos oficiais que dizem respeito à Educação e ao Ensino de Ciências, realizou-se aplicação de questionários e uma aula prática sobre a Classe Insecta com o auxilio de uma coleção entomológica. Constatou-se que o maior obstáculo durante o processo de aprendizagem dos conhecimentos científicos era o relativo desinteresse dos alunos no conteúdo. Faz-se necessário a transformação da didática nas aulas de Biologia para que métodos alternativos sejam mais utilizados, como por exemplo, o uso de recursos didáticos, transformando os alunos em protagonistas do processo de aquisição de conhecimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.