ENSINO DE BIOLOGIA E CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO: QUAIS TEMAS O ALUNO DE ENSINO MÉDIO RELACIONA COM O SEU COTIDIANO?

Teaching biology and contextualization of content: which subjects the High School student realize in your daily life?

  • Ravi Cajú Duré
  • Maria José Dias de Andrade
  • Francisco José Pegado Abílio
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Contextualização do Conteúdo, Didática das Ciências

Resumo

Ensinar Biologia exige que professor e aluno lidem com uma série de termos complexos, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Assim, tendo como finalidade investigar as concepções prévias dos alunos a respeito da contextualização entre os conteúdos de Biologia e o seu cotidiano, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através da técnica de Análise de Conteúdo Temático-Categorial. O estudo foi desenvolvido através de questionários abertos com um total de 437 estudantes de quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de João Pessoa, PB. Os participantes apresentaram maior aceitação dos conteúdos relacionados com temáticas vinculadas à área de Saúde (30% dos alunos) e Zoologia (28%), e maior rejeição aos conteúdos relacionados com Bioquímica (43%). Em relação aos conteúdos que os estudantes traçaram relação com seu cotidiano a área de saúde apareceu em 57,9% das citações apresentadas pelos alunos. O estudo indicou uma forte relação entre interesse, aprendizagem dos conteúdos e a capacidade de relacionar os conteúdos com o cotidiano, em contrapartida, os temas microscópicos e abstratos, como a Bioquímica, apresentaram pouca aceitação e uma enorme dificuldade em enxergar como estes assuntos se encontram presentes na vida do estudante.

Publicado
2020-08-11